Páginas

Conquistas de grande expressão na WWF

Considera-se “conquista” toda benesse dado ao vencedor de um combate especialpodendo ser um troféu e/ou uma chance ao título, e a obtenção de uma vantagem ou marca simbólica. Com a exceção do item que será indicado nesta postagem, torneios não serão considerados como conquistas strictu sensu, pois, são disputados em mais de um combate ou fase.

Neste sentido, procurando nos arquivos da WWF, consideram-se conquistas de grande expressão os seguintes itens.

ROYAL RUMBLE MATCH

O Royal Rumble Match é um dos combates mais tradicionais da World Wrestling Fakeration, dando chance ao vencedor de disputar o título mundial de sua escolha no combate principal da WrestleMania. Em 2018, contudo, o vencedor disputou o cinturão no SummerSlam.

Os vencedores do combate foram Phenomenal (2014), Glenn Rhee (2015), Caio Jericho (2016), Razor (2018) e Kenny Omega (2019). Dos cinco vencedores, apenas Phenomenal e Razor não conseguiram vencer o título mundial em seus desafios.

Maiores detalhes estão disponíveis em postagem própria.

MONEY IN THE BANK

O Money in the Bank é uma das conquistas mais tradicionais da World Wrestling Fakeration, sendo disputada em Money in the Bank Ladder Matches entre os anos de 2013 e 2019. Os vencedores do combate recebiam uma maleta simbólica e poderiam desafiar os campeões mundiais a qualquer momento por meio de cash-in no prazo de validade estabelecido pela Administração da empresa.

De oito vencedores diferentes em dez Money in the Bank Ladder Matches, apenas dois não conseguiram se tornar campeões em seus cash-in: John Morrison (2013) e Stinger (2016). Em 2016 também foi realizada a primeira Money in the Bank exclusiva do NXT.

Assim como a Royal Rumble Match, há uma postagem própria com os detalhes e histórico do Money in the Bank.

FEAST OR FIRED

Semelhante ao formato do Money in the Bank, a Feast or Fired era disputada em combates multi-man em que diversas maletas poderiam ser coletadas pelos participantes. Diferentemente da Money in the Bank, as maletas poderiam conceder chances a títulos mundiais, secundários, terciários, de duplas e, até mesmo, demitir um dos lutadores.

Com exceção clara aos lutadores demitidos, todos os vencedores da Feast or Fired foram bem-sucedidos na realização do cash-in.

Também há postagem própria sobre a conquista.

CLASH OF THE CHAMPIONS

O Clash of the Champions foi uma conquista da WWF disputada em combates multi-man envolvendo todos os campeões dos títulos ativos à época de sua realização.

Também conhecida por Yahoo Clash of Champions ou somente Clash of Champions, a primeira edição foi realizada entre o segundo semestre de 2013 e meados de 2014, tendo Phenomenal como seu primeiro vencedor. A data exata e os participantes estão desconhecidas no momento em razão dos arquivos do Yahoo Respostas estarem indisponíveis.

A segunda edição foi realizada em 20 de abril de 2015, tendo como participantes: Skater, Rob Van Jhonata, Kenny Omega, Pearce Lopez, Drew Galloway, PAC Gamer, Finn evitt e Ivaldo. O vencedor foi PAC Gamer, que era o WWF Immortal Champion.

A terceira edição foi realizada em 22 de fevereiro de 2016, e contou com a participação dos seguintes lutadores: The Punisher, Booker T, Bobby Fish, El Patrón, Rob Van Jhonata, Leon O'Reilly, Caio Jericho, BL, Roman Leakee, Z-Mad e Leo Gomez. O vencedor foi Leon O'Reilly, que era o WWF Openweight Champion.

A quarta edição foi realizada também em 2016, desta vez em 7 de maio durante o especial "Beast in the East". Os participantes foram o United States Champion Z-Mad, Immortal Champion BL e NXT Champion El Ídolo, e o vencedor foi BL.

Em 2019 foi realizado um combate chamado "All-In Champions" com formato semelhante ao Clash of the Champions, mas não é considerado como a quinta edição.

GOLDEN TICKET

O Golden Ticket é um artifício criado pela World Wrestling Fakeration ao final do ano de 2013 e meados de 2014, disputado em diversos formatos e seu efeito variava conforme a vontade do Conselho de Direção à época.

O primeiro Golden Ticket que se tem registro é de meados de 2014, quando GoldMan, até então portador do bilhete, utilizou para alterar o resultado de um combate pelo WWF Shame Championship na 30ª edição do RAW em 10 de fevereiro de 2014. 

Em setembro de 2014, o C.O.O. Austin Gabriel informou que um novo Golden Ticket estaria em disputa nas edições do SmackDown e poderia garantir ao vencedor (que seria decidido por Austin e Glenn Rhee, que era General Manager até então) uma chance a um dos títulos secundários. Contudo, a ideia não colocada em prática e, semanas depois, um torneio para coroar o novo desafiante ao WWF Sul-American Champion foi realizado.

Em janeiro de 2015, um Golden Ticket foi distribuído e dividido entre Rev Theory, KENTA e Leon O'Reilly em um house show em 8 de janeiro de 2015. Não se tem registro do uso desse bilhete.

Em junho de 2015, pela primeira vez o Golden Ticket foi disputado em formato de torneio eliminatório. O torneio, nomeado de "Gold Rush", aconteceu na 81ª edição do RAW e contou com a participação de oito lutadores: Razor, Bobby Fish, Respect, Caio Jericho, Stinger, The Punisher, Drew Galloway e Luana. 

Razor foi o vencedor em 2015 e garantiu três bilhetes que lhe davam o direito de alterar o resultado de qualquer combate, com a exceção daqueles válidos por cinturões. Razor utilizou um dos seus bilhetes durante o Bragging Rights no combate válido pelo troféu homônimo vencido pelo time do SmackDown, alterando o resultado para a vitória do time do RAW. Contudo, o Conselho de Diretores da WWF considerou que Razor foi coagido pelo General Manager L-Edge a usar o seu bilhete, e um novo bilhete foi utilizado para reverter a decisão a favor do time do SmackDown. Não há informações sobre o uso do terceiro bilhete.

Durante o Night of Champions de 2015, em 13 de setembro, um novo bilhete foi colocado em disputa em um combate envolvendo David British, HHH Cerebral Assassin, Rev Theory, Fabrício Rollins e Leon O'Reilly. Desta vez, o bilhete dava ao vencedor a chance de disputar qualquer título singular da empresa. British saiu vencedor, contudo, não chegou a utilizar o seu bilhete, pois, precisou se afastar da empresa.

O Golden Ticket de British foi recolocado em disputa na centésima edição do SmackDown, 23 de outubro de 2015, em um combate envolvendo The Punisher, Skater, Fabrício Rollins e Austin Gabriel. The Punisher saiu vencedor e utilizou seu bilhete na 112ª edição do RAW, em 11 de janeiro de 2016, para se tornar World Heavyweight Champion.

Em janeiro de 2016 foi discutida a possibilidade de criação do "NXT Golden Ticket", em que o vencedor poderia desafiar pelo NXT Championship ou NXT Global Championship, porém, a ideia não foi colocada em prática.

Em julho de 2018, um novo Golden Ticket foi colocado em disputa em torneio, dando ao vencedor a chance de desafiar pelo título mundial da WWF. Os participantes do torneio foram El Patrón, El Ídolo, Finn Devitt, Tobiasuya Naito, Booket T, BL, Charles Show e Fabrício Rollins. El Patrón saiu vencedor do torneio ao derrotar Tobiasuya e Charles Show na final, disputada durante o SummerSlam.

Patrón, contudo, não chegou a utilizar o Golden Ticket, pois, colocou-ou em disputa em um combate também válido pelo Intercontinental Championship na WrestleMania V contra Razor e El Ídolo. Ídolo saiu vencedor e utilizou seu bilhete para desafiar o WWF Undisputed Heavyweight Champion Kenny Omega no 6th Anniversary Show, em que saiu derrotado.

TRIPLE CROWN
Triple Crown (ou Tríplice Coroa) é o termo utilizado para se referir aos lutadores da WWF que conseguiram conquistar três títulos, ao menos um de cada escalão, em suas carreiras. A fim de caracterização da tríplice coroa, são considerados os seguintes títulos:

Títulos mundiais:
  1. WWF Championship
  2. WWF Undisputed Championship
  3. WWF Undisputed Heavyweight Championship
  4. WWF World Heavyweight Championship
Títulos secundários:
  1. WWF Brazilian Championship
  2. WWF Sul-American Championship
  3. WWF Intercontinental Championship
  4. WWF Light Heavyweight Championship
  5. WWF Cruiserweight Championship
  6. WWF United States Championship
Títulos de duplas:
  1. WWF Tag Team Championship
  2. WWF World Tag Team Championship
Desta forma, são considerados vencedores da Tríplice Coroa os lutadores:
  1. HHH Cerebral Assassin;
  2. Phenomenal;
  3. Super Dragon;
  4. Glenn Rhee;
  5. Styles;
  6. L-Edge;
  7. Ivaldo;
  8. Rev Theory;
  9. Skater;
  10. Pearce Lopez;
  11. Kenny Omega;
  12. Caio Jericho;
  13. The Punisher;
  14. Bobby Fish;
  15. Matt Hardy;
  16. Roman Leakee;
  17. Austin Gabriel;
  18. Drew Galloway;
  19. Razor
  20. Tobiasuya Naito
GRAND SLAM
Grand Slam é um termo utilizado para designar todos aqueles lutadores que conseguiram conquistar títulos em todos os escalões que a WWF ofereceu ao longo da história — isto é, títulos mundiais, secundários, terciários e títulos de duplas.

Para que alguém seja reconhecido como vencedor do Grand Slam da WWF, são consideradas as conquistas de pelo menos dois títulos mundiais, ou ter conquistado o mesmo título mundial três vezes, e a conquista de ao menos um título secundário, um título terciário e um título de duplas.

Portanto, são vencedores do Grand Slam na WWF: 

  1. HHH Cerebral Assassin;
  2. Super Dragon;
  3. Styles;
  4. Glenn Rhee;
  5. Rev Theory;
  6. Kenny Omega;
  7. Caio Jericho;
  8. Austin Gabriel;
  9. Drew Galloway;
  10. L-Edge
_______________________________________

Confira também:

0 comentários:

Postar um comentário