Páginas

WWF Monday Night Raw #192 (05/01/2026) - Best Of 2014

Enquanto o elenco principal da World Wrestling Fakeration desfruta do recesso de fim de ano, o Monday Night Raw continua a sua jornada nostálgica por sua história. Sob a condução de David British, o programa revisita o ano de 2014, resgatando os combates e as reviravoltas que serviram de alcance para a companhia. O apresentador guia o público de volta ao ponto mais baixo da empresa até o grande "boom" que a empresa teve, onde rivalidades lendárias foram forjadas, lendas foram destruídas e outras foram criadas.

1. King of the Ring - O fenômeno continua (27/01/2014) David British abre o show fazendo um pequeno retrospecto acerca do final do ano de 2013, logo depois ele salienta o surgimento de torneios clássicos da WWF como é o caso do King of the Ring. Naquele ano houve uma das edições mais disputadas e estreladas do torneio, na qual Phenomenal sagrou-se vencedor ao vencer HHH Cerebral Assassin na final em uma acirrada Three Stages of Hell. O mesmo diz que Phenomenal eliminou Goldust, Guilherme "The Viper" Oliveira e Big Hungry, todos os três eram lutadores em ascensão naquela época e no final derrotou o já consolidado "King of Kings".

2. O primeiro ritual da vergonha (10/02/2014) David British contextualiza os espectadores sobre a criação de um dos títulos mais controversos da empresa, o Shame Championship. O Hall of Famer diz que o título nasceu de um plano de mestre de GoldMan, que tinha em mãos o Golden Ticket, um bilhete que o permitia mudar o resultado de suas lutas. O Shame Championship foi disputado pela primeira vez, numa Triple Threat Match entre Guilherme "The Viper" Oliveira, GoldMan e Respect. The Viper venceu após um RKO em GoldMan, que se tornaria o mais novo Shame "Champion". Mas este faz uso do Golden Ticket e mudou o resultado da luta para uma derrota de Respect, que se tornou o primeiro Shame "Champion" da história. Mais tarde naquele ano o título seria desativado e novamente reativado na rivalidade entre Finn Devitt e L-Edge.

3. A revolta de Styles (10/03/2014) David contextualiza a situação da WWF durante o mês de março de 2014, onde muitos lutadores estavam entrando no final de seus contratos, e alguns desses lutadores eram considerados essenciais para a companhia. Um deles era Styles, que na época já tinha se consolidado na empresa e não aceitava o fato de que tinha sido deixado de fora do Royal Rumble naquele ano mesmo sendo uma das estrelas em ascensão, o mesmo foi deixado de lado enquanto lutadores como "Alex Riley O Melhor do Mundo" entraram no ringue. British diz que o seu futuro parceiro de New World Order disse todas as verdades que estavam entaladas e desafiou Juan McMahon para uma luta na WrestleMania daquele ano. Um marco visto que foi uma das primeiras vezes que o WWF Universe presenciou um dos seus lutadores sendo tão honesto acerca das condições da empresa e de como se sentia sobre.

4. Dwayne deixa o seu WWF Championship vago (23/06/2014) British começa salientando os pontos baixos da empresa após o maior evento do ano, lesões, saídas de grandes estrelas, pouca audiência e pouco público nas arenas, falta de uma real competição e engajamento. Tudo isso levou a Dwayne deixar o seu WWF Championship vago.

5. WWF Draft (25/08/14) O host David British explica como funciona o Draft na WWF, assim como também acontece no futebol americano e no basquete. Ele diz que o show de Draft é considerado um dos "Supershows" daquele ano em que a WWF colocou quase todos os lutadores disponíveis para lutar e os Generais Managers da época Glenn Rhee (RAW) e Austin Gabriel (Smackdown) escolhiam o elenco no qual queriam usar durante o restante do ano.

6. O Último grande vôo do dragão (29/09/2014) David relembra toda a tragetória de Super Dragon na WWF, o seu sucesso instantâneo, o seu carisma e a sua técnica no ringue. Ele contextualiza dizendo que naquele ponto de 2014 era Austin Gabriel quem dava as cartas na empresa, o lutador além de General Manager do Smackdown também possuía em suas mãos tanto o WWF Championship quanto o World Heavyweight Championship. Haviam boatos de uma unificação mas o General Manager do RAW, Glenn Rhee deixou claro que Austin só poderia unificar se vencesse mais um adversário e cedeu a sua rematch para o seu partner e melhor amigo, Super Dragon. British salienta que haviam dúvidas se Super Dragon estava no mesmo ritmo de Austin Gabriel mas quando o gongo soou, Dragon continuou soberano e conquistou o título.

7. Disputa pelo comando (10/11/2014) David British introduz um nome que ainda não tinha sido citado até o momento: o de Nikki Bella (Nicole Garcia) que na época formava uma equipe com o mesmo e dentro de várias reviravoltas, a diva foi nomeada por Austin Gabriel, que tinha o comando em dado momento de 2014, como General Manager do RAW, alegando que Glenn Rhee tinha conflitos de interesse ao comandar a brand vermelha. Toda essa rivalidade acontecia enquanto a New World Order incendiava a empresa e o empasse entre Glenn Rhee, Nikki Bella e o comando do RAW foi resolvido em uma Handicap Match valendo o cargo no qual Glenn venceu após nocautear Nikki com um Trouble in Paradise.

8. Hardcore Era (10/11/2014) David diz que coincidentemente no mesmo Monday Night Raw tivemos uma disputa histórica pelo Hardcore Championship, título esse que ganhou bastante projeção no ano de 2014 e era de interesse de basicamente todos os lutadores do roster. Com o título em alta aconteceu uma Elimination Chamber Match na qual o campeão Punisher colocou o título em jogo contra Super Dragon, Leon O'Reilly, L-Edge, Skater e El Patrón. Skater sagrou-se vencedor e campeão.

9. New World Order versus WWF (17/11/2014) David British continua dizendo que durante o ano de 2014 uma nova facção foi formada por veteranos da WWF: Rev Theory, Styles e Bertlei uniram forças para criar uma das facções mais letais da industria. O tempo venceu Bertlei fazendo com que ele fosse rapidamente substituído pela estrela em ascensão, L-Edge e a nWo continuou aterrorizando a WWF. Austin Gabriel, Super Dragon, Glenn Rhee, HHH, Kaynan e muitos outros tentavam impedir as investidas da nWo que atacavam o elenco da empresa semana após semana. A Team WWF e a nWo travaram muitas disputas neste ringue do Monday Night RAW e todas elas marcaram toda uma geração.

10. Charles Show vence Punisher (15/12/2014) British comenta que dois dos lutadores estreantes daquele ano, havia muita expectativa em The Punisher que naquela época já tinha sido um Siston Guy e estava se filiando a nWo e do outro Charles Show que sempre foi um lutador voltado para suas falas e exibições cômicas. O que era para ser uma luta fácil para Punisher se tornou uma luta histórica para Charles Show quando o mesmo superou todas as expectativas e nocauteou o Deadman. O publico ficou em choque e Charles Show capitalizou toda aquela atenção que recebeu transformando uma vitória em uma rivalidade que duraria anos.

David British finalizou a retrospectiva ressaltando que 2014 foi um ano de superação para a World Wrestling Fakeration. Ele disse que o panorama pós WrestleMania não era bom, mas acreditou no projeto proposto por Austin Gabriel, assim como diversos outros Superstars que também acreditaram nas palavras do General Manager e Road Agent da WWF à época. Ele disse que foi uma ótima experiência poder dar essa passeada no túnel do tempo e que na próxima edição os códigos dos grandes momentos do grande ano da World Wrestling Fakeration serão descriptografados e quebrados, pois Caio Jericho iria comandar o show.

0 comentários:

Postar um comentário